O que são ações de uma empresa? Como funciona? Onde comprar

Share:

O que são ações? Ações são uma fração de uma empresa! Ao comprar uma ação você se torna sócio dessa empresa, ou seja de um negócio. Quem compra uma ação na bolsa de valores está levando uma pequena parte da empresa.

Após a compra você já passar a ganhar tanto com a valorização ou com os seus lucros. A ação é um pedaço de um sonho, um sonho que é dividido entre as empresas e pessoas. Veja uma explicação bem legal nesse vídeo!


Como funciona o mercado de ações?

A bolsa de valores funciona como um mercado de compra ou venda de ações ou títulos que equivale a pequenas fatias do capital de uma empresa. 

Quando alguém compra uma ação se torna uma espécie de sócio da companhia, pode perder ou ganhar dinheiro conforme os resultados da administração.

Existe 3 modalidades:

DAY TRADE: Curto prazo. Provavelmente a modalidade mais conhecida, pois é a que mais promete lucros rápidos e com o maior risco. Você compra ações e vende no mesmo dia. Você busca lucros rápidos. Espera comprar uma ação a 10 reais no começo do dia e vender a 14,00 no final do dia.

SWING TRADE: Médio prazo. Você compra uma ação e segura alguns dias ou meses esperando auferir algum lucro durante o tempo que você permanece com ela. Você ainda vê as ações como papéis.

BUY AND HOLD: Longo prazo. Você encara as ações como parte de empresa, tem a mentalidade de sócio, faz análise fundamentalista sobre o negócio. Monta uma carteira previdenciária.

6 Coisas que você precisa saber sobre ações

1. Ação é uma fração de uma empresa.

2. Quem compra ação se torna sócia dessa empresa e ganha dinheiro conforme a companhia cresce e ganha mais dinheiro.

3. Ações são negociadas em uma bolsa de valores no Brasil, temos a BM&Bovespa.

4. Os investidores usam uma corretora para enviar ordens de compra e venda de ações na bolsa.

5. Quando há uma ordem de venda pelo mesmo valor de uma ordem de compra a transação é fechada.

6. Você pode começar a investir em ações abrindo a sua conta em uma dessas corretoras.


Vale a investir no mercado de ações?

Se você é um investidor de longo prazo e que não irá precisar dos recursos no curto prazo, ações são um excelente investimento.
Existem diversos estudos que mostram que ações superam a renda fixa em termos de retorno ao longo dos anos.
Isso não siginifica que ações vão ser o melhor investimento todos os dias, ou todos os anos. Mas ao longo do tempo, ações tendem a oferecer um ótimo retorno aos investidores.

Como investir no mercado de ações?

Abra uma conta em uma dessas corretora, a grande maioria delas hoje faz esse procedimento de forma online e sem burocracia. Envie dinheiro pra a sua conta através de um Ted bancário.


Com o dinheiro na conta da corretora acesse o seu Pit de negociação, digite o código da ação, digite o valor que quer pagar, a quantidade de ações, a senha e pronto.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário