Bitcoin ou Ouro? Qual o melhor investimento? Descubra Aqui

Share:
bitcou ou ouro? onde investir

Qual o melhor investimento para 2020? Bitcoin ou Ouro? Então continue lendo até o final e descubra qual melhor investimento para se fazer.

1. O ouro

O ouro é um metal apreciado a milhares de anos, e o seu alto valor agregado reside na sua escassez, ou seja, existe supostamente uma quantidade máxima de ouro que pode ser extraída do solo. e não se pode criar ouro do nada como acontece frequentemente com as moedas soberanas.

O ouro tem muitas propriedades físicas importantes, além de sua beleza (que tem valor intangível).

Durante séculos, nenhuma moeda nacional sobreviveu ao ouro, porque inflacionar dinheiro sempre foi uma prática comum no mundo, um artifício usado inclusive para financiar e vencer guerras.

Mas o ouro não está imune a descoberta de novas minas que podem reduzir seu valor comercial. 

O asteroide 16 Psyche, localizado entre Marte e Júpiter possui nada menos que o equivalente a US$ 700 trilhões em ouro, e não será impossível explorar mineração espacial num breve futuro.

Além disso alguns poucos governos do mundo possuem tantas reservas de ouro que podem facilmente controlar e manipular a cotação deste metal precioso.

2. O Bitcoin

Bitcoin é a primeira criptomoeda com capacidade de ser um bem digital escasso, com emissão controlada por um cronograma público e conhecido.

O Blockchain é a rede de computadores com maior poder de processamento do mundo, uma força insuperável que protege o Bitcoin e realiza suas transações.

Um Bitcoin não pode ser destruído e nem criado do nada (existe um alto custo de emissão), e não poderão ser emitidos mais do que 21 milhões de unidades até 2140, dos quais já existem 85%.

💡 Veja também: O que é bitcoin e como funciona?

Um Bitcoin pode ser transmitido pela internet como se fosse um troca física de papel-moeda, sem nenhum intermediário e sem necessidade de confiança em terceiros. As transações são irreversíveis.

Bitcoins não existem fora do Blockchain, mas mesmo que uma catástrofe destruísse a internet, a energia elétrica e todos os computadores do mundo, isso não seria suficiente para acabar com o Bitcoin.

Nesse cenário, todo o sistema poderia ser restabelecido num futuro, a partir de um único registro físico com o histórico completo de todas as transações do Blockchain.

3. Comparação

Na era da internet, o ouro é um meio de reserva que não está acessível a qualquer pessoa em todos os lugares do mundo como o Bitcoin.

O ouro não pode ser usado como moeda de troca por bens e serviços, e é difícil para um leigo diferenciar o ouro legítimo de outro metal qualquer. Além disso guardar ouro em casa é arriscado, e num cofre de um banco terá custos.

O ouro é pesado e de difícil transporte. Mover grandes quantidades do metal demanda operações de alto risco e custo.

Recentemente houve roubo de 720 Kg de ouro com bandidos disfarçados de polícia federal.

Já o Bitcoin é o sistema eletrônico mais seguro do mundo, sendo praticamente inviolável. Transfere qualquer valor monetário em poucos minutos com baixo custo, e com a rede Lightning a transação é quase instantânea e sem custos.

Cuidando das chaves privadas, um Bitcoin não pode ser roubado ou confiscado. Tomando medidas simples de segurança ninguém, além do próprio dono, sabe onde o valor está registrado no Blockchain.

No longo prazo a tendência é que os tokens se valorizem cada vez mais porque não é possível replicar ou aumentar o número da principal criptomoeda.

4. Problema do Lastro

As moedas do mundo, sem exceção deixaram de ter lastro em ouro. O dólar abandonou a paridade com o ouro desde 1970, e o franco suíço que foi a última moeda lastreada, no ano 2000.

Isso acontece porque os governos seriam obrigados a restringir a emissão de dinheiro, se houvesse algum lastro ou alguma paridade fosse mantida. Nesse caso se todos quisessem trocar seu ouro por papel-moeda faltaria ouro.

O lastro exige confiança que uma autoridade esteja mantendo a paridade honestamente, e não emitindo o mesmo dinheiro duas vezes, sem lastro real.

Nesse ponto o Bitcoin é superior porque é um sistema independente da confiança em intermediários.

É impossível aumentar o número de tokens além de 21 milhões, e o Blockchain do Bitcoin é inviolável.

5. Digitalização do ouro

Mas existe um meio termo entre Bitcoins e ouro físico, o ouro pode ser registrado no Blockchain e negociado mesmo sem nunca sair dos cofres onde supostamente deve estar guardado.

Isso efetivamente já acontece com tokens como DGX, Dinar, EKG

Mas isso exige confiança de que o ouro realmente existe e não será usado duas vezes para emitir diferentes tokens, e como a história já provou nenhuma instituição, pessoa ou grupo está acima de qualquer suspeita.

Um caso de moeda eletrônica lastreada no ouro foi o E-Gold que por sucumbiu em 2009 após ser bem sucedida e movimentar cerca de US$ 2 Bilhões por anos, sob acusação de fraudes, esquemas de pirâmide e outras atividades criminais.

Além dessa tentativa anterior ao Blockchain, diversas outras empresas tentaram (e falharam) criar moedas eletrônicas baseadas no ouro.

6. Bitcoin não tem lastro, e isso é bom!

O Bitcoin foi a primeira moeda eletrônica completamente que funciona, que existe até hoje ao contrário de todas as tentativas anteriores com algum tipo de lastro.

O Bitcoin foi criado como um sistema independente com regras matemáticas claras que define a emissão de tokens cem precisar de terceiros ou gorvernos.

O Bitcoin é garantido pela matemática, por algoritmos de criptografia e por uma rede mundial e pública de computadores.

Os registros do Blockchain não podem ser alterados nunca, e não precisa ter lastreado em nada físico.


Onde comprar Ouro

É possível investir em ouro por meio de instituições financeiras credenciadas. Você pode adquirir o ouro na BM&FBovespa, desde que se cadastre em uma corretora de valores que opere na Bolsa.

Conclusão: Bitcoin e o ouro são ótimos investimentos! Mas o bitcoin é muito mais fácil de investir porque existem vários sites para comprar bitcoin. Para quem é leigo no assunto comprar ouro jã não é uma tarefa fácil.

Então na minha opinião o bitcoin é o melhor investimento! Porque é fácil de comprar e não precisa de investimentos altos, o melhor do bitcoin que cada vez esta se valorizando.

O que você achou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário!