⇒ O que é Blockchain? Qual é o seu significado?

O que é Blockchain?

A Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que tem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

A Blockchain foi criada tornar a distribuição de informação transparente e confiável, sem precisar de um agente externo e centralizado que valide o processo. Foi graças a essas características que o blockchain tornou possível a criação de uma moeda digital descentralizada, como o Bitcoin.

O que significa e como funciona a Blockchain?

Entenda de uma maneira bem simples como funciona a tecnologia Blockchain,que é o principio por trás do Bitcoin e de outras centenas de criptomoedas. O nome Blockchain significa cadeia de blocos, onde cada bloco possui determinadas informações.


O que é tecnologia Blockchain?


A tecnologia Blockchain é um banco de dados em rede de alta confiabilidade, onde as informações gravadas não podem ser apagadas e em muito casos são públicas e transparentes para qualquer um consultar.

Como surgiu a Blockchain?

Blockchain é uma tecnologia que surgiu junto com o Bitcoin em meados de 2008 no artigo Bitcoin. A peer-to-peer Electronic cash system, de Satoshi Nakamoto, no qual os dois termos foram originalmente cunhados. Mas foi apenas em 2009 que tanto o Bitcoin e Blockchain foram lançadas em código aberto para o público.

Para que serve a Blockchain?


O Blockchain é uma nova tecnologia que dá suporte ao Bitcoin,ou seja, ele registra transações e a entrada de contabilidade financeira. O Blockchain é uma poderosa ferramenta que pode ser usadas nas cadeias de suprimentos desde fornecedores até as linhas de transportes e transmissão.

Quem criou a Blockchain?

Quem inventou a Blockchain está diretamente ligada à Bitcoin, cujo é conhecido pelo pseudônimo de Satochi Nakamoto. Zenaro conta que os primeiros registros da Blockchain surgiram em um texto acadêmico de Nakamoto intituado Bitcoin.


O que é uma cadeia de bloco (Blockchain)


Uma cadeia de blocos (block chain), também conhecida como livro de contabilidade distribuído (distributed ledger), é uma base de dados distribuída que regista blocos de informação e os entrelaça para facilitar a recuperação da informação e a verificação de que essa não tem sido mudada.

Os blocos de informação se enlaçam por meio de ponteiros hash que conectam o bloco atual com o anterior e assim por diante até chegar ao bloco gênesis.


Conclusão

O Blockchain é uma rede internacional, com milhares de nós espalhados pelo mundo, cada nó guarda todo o histórico de transações em forma de uma cadeia de dados que não pode ser alterada. A blockchain é a tecnologia por trás das criptomeodas permite segurança e transparência.

Gostou do artigo? Compartilha entre seus amigos ou deixa um comentário.

Postar um comentário

0 Comentários