O que é Blockchain e como funciona? Confira tudo aqui

Share:
o que é blockchain

O que é Blockchain?

A Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança.

São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que tem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

A Blockchain wallet foi criada tornar a distribuição de informação transparente e confiável, sem precisar de um agente externo e centralizado que valide o processo.

Foi graças a essas características que o blockchain tornou possível a criação de uma moeda digital descentralizada, como o Bitcoin.

Como funciona a Blockchain?

Porque a matemática não falha nunca, e sempre poderemos confiar nela.

O Blockchain é uma tecnologia de registros públicos que não depende da confiança em terceiros.

Podemos tranquilamente fazer transferência de milhões de dólares em Bitcoins sem medo que alguém tente roubar, porque é impossível.

Não há como alterar os registros, nem como desligar o Blockchain, e a não ser que todos percam suas chaves privadas, o Bitcoin continuará sendo inviolável, indestrutível e independente.


O que é tecnologia Blockchain?


A tecnologia Blockchain é um banco de dados em rede de alta confiabilidade, onde as informações gravadas não podem ser apagadas e em muito casos são públicas e transparentes para qualquer um consultar.

Banco de dados confiável: O que diferencia o Blockchain de um banco de dados convencional é a imutabilidade dos registros e o histórico.

Quando uma informação é registrada no Blockchain, não pode mais ser alterada sem deixar registros.

Assim o Blockchain é uma forma segura e inequívoca de salvar dados críticos sem dúvidas sobre sua autenticidade.

Como o Blockchain é uma rede de computadores, quanto maior e mais distribuída é a rede, maior a confiabilidade dos dados nela registrados.

Atualmente, o Bitcoin tem o maior e mais poderoso Blockchain com mais poder de computação que todos os super computadores juntos.

Para que serve a Blockchain?

O Blockchain bitcoin é uma nova tecnologia que dá suporte ao Bitcoin,ou seja, ele registra transações e a entrada de contabilidade financeira.

O Blockchain é uma poderosa ferramenta que pode ser usadas nas cadeias de suprimentos desde fornecedores até as linhas de transportes e transmissão.



O que é uma cadeia de bloco (Blockchain)

Uma cadeia de blocos (blockchain), também conhecida como livro de contabilidade distribuído (distributed ledger).

é uma base de dados distribuída que regista blocos de informação e os que facilitar a recuperação da informação e a verificação de que essa não tem sido mudada.

Os blocos de informação se enlaçam por meio de ponteiros hash que conectam o bloco atual com o anterior e assim por diante até chegar ao bloco gênesis.

Blocos ligados a cadeia: Em um Blockchain, cada bloco de dados é gravado em um intervalo de tempo.

O bloco contém as atualizações ou novos registros criados, que são representados por um conjunto de caracteres.

E cada Bloco é associado criptograficamente ao anterior, de modo que se qualquer caractere do bloco anterior fosse mudado, o número que conecta os blocos seria totalmente diferente.

Assim, para alterar um dado seria necessário recalcular todos os blocos a partir de uma alteração desejada.

O único computador com acesso ao Blockchain a cada 10 minutos precisaria ter também as chaves privadas das carteiras para adulterar uma transação.


Conclusão

O Blockchain é uma rede internacional, com milhares de nós espalhados pelo mundo, cada nó guarda todo o histórico de transações em forma de uma cadeia de dados que não pode ser alterada.

A blockchain é a tecnologia por trás das criptomeodas permite segurança e transparência.


O nosso conteúdo te ajudou? Deixe o seu comentário