O que é Altcoin, Stablecoin e ICO | RESUMO RÁPIDO

Share:

O mundo das criptomoedas não se resume somente ao Bitcoin! Hoje, existe uma grande quantidade de aplicações e outras moedas virtuais que ajudam a trazer ainda mais valor para esse mercado de criptomoedas.

No post de hoje, vamos falar mais sobre o assunto e aprender mais sobre o que são Altcoins, Bitcoin, stablecoin e ICO.

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar.Isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar seu dinheiro.

Com o bitcoin,o dinheiro é realmente seu. O bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo a ser lançada em 2008.

E a há 11 anos funciona sem qualquer interrupção, baseada em uma rede descentralizada extremamente segura chamada Blockchain criada por Satochi Nakamoto.


Bitcoin não é investimento, e sim uma tecnologia revolucionária e segura, para guardar, enviar e receber valores monetários pela internet com baixos custos, sem burocracia, de forma rápida e direta entre duas partes, e sem intermediário e nem censura.


O que são altcoins?

Altcoins são as criptomoedas alternativas lançadas após o sucesso do Bitcoin. Geralmente, eles se projetam como melhores substitutos para o Bitcoin.

O sucesso do Bitcoin como a primeira moeda digital peer-to-peer abriu o caminho para muitos seguirem.

Muitas Altcoins tentam perceber/analisar limitações do Bitcoin e criam novas versões com vantagens competitivas. Hoje já existe uma grande variedade de altcoins no mercado que tentar concorrer como próprio Bitcoin.


O que é Stablecoin?

Stablecoins moedas estáveis, são tokens criptográficos com lastro em moedas soberanas, como Dólar ou Euro, ou ainda em ouro e outros ativos de valor que podem ser representados um token, com garantia de troca por sua contrapartida a qualquer momento.


Stablecoin é uma moeda estável que o próprio nome diz,um valor fixo.


O que é ICO? 

ICO, em inglês,é uma abreviatura para Initial coin offering, que em tradução direta seria algo como oferta inicial de uma moeda.

Na prática, esse mecanismo é utilizado para financiar o desenvolvimento de criptomoedas, na expectativa de obter capital para que o projeto se torne realidade.

A ICO (Oferta Inicial de Moedas) está bem próxima da bem estabelecida IPO (Oferta Pública Inicial), com duas grandes diferenças.


Qual a diferença do Bitcoin entre a Altcoins

Por fim trazemos aqui algumas das diferenças entre Bitcoin e Altcoins. Segue uma lista com as principais delas :

1. As Altcoins têm um algoritmo próprio Muitas Altcoins têm uma estrutura de funcionamento bem diferente bitcoin,por exemplo: nem todos utilizam a tecnologia Blockchain.

2. As funcionalidades das Altcoins também são diferentes das do Bitcoin.
Grande parte das altcoins surgiu com a ideia de trazer mais velocidade para o processamento das transações.

3. O preço de mercado também é algo que difere: Bitcoin e Altcoin têm cotações diferentes.


Qual a diferença de um Token e uma criptomoeda?

De maneira simples, você não precisa criar uma Blockchain para ter um Token. O processo de criação de Tokens é bem simples e rápido e permite nascer dentro de uma Blockchain existente.

💡 Veja: O que é Blockchain

Diferentemente da criptomoeda, que o processo de desenvolvimento e mais longo e complexo, além de exigir sua própria Blockchain.


Onde comprar Altcoins e Stablecoin?

Hoje tem várias corretoras que negociam altcoins e stablecoin, mas as corretoras que eu indico são essas três exchanges por causa da sua segurança, rapidez e menores taxas. Mais de 3 anos que eu negocio nessas exchanges e nunca tive nenhum problema.


Esse conteúdo tirou a sua duvida? Deixa o seu comentário!