Como o valor do Bitcoin é calculado


Quando falamos de novos investimentos, os bitcoins são constantemente citados. Entretanto, muitas pessoas ainda têm receio de usar a criptomoeda, devido ao forte desconhecimento sobre o tema.

Na verdade, vários investidores trazem dúvidas sobre essa possibilidade rentável de aplicar seus recursos e acabam se deixando levar somente pelos investimentos mais tradicionais, perdendo a chance de aproveitar o bitcoin e outras criptomoedas como Ethereum, Litecoin e TrueUSD.
Uma das perguntas mais frequentes, por exemplo, é em relação ao seu valor. Afinal, como o valor do bitcoin é calculado?
 Para ajudá-lo a elucidar a questão sobre o valor do bitcoin, continue a leitura!

Como é determinado o valor do Bitcoin ?

O Bitcoin é uma moeda autônoma, ou seja, sua criação é livre das imposições governamentais ou de instituições bancárias.
Ainda assim, existem vários fatores que influenciam a valorização da moeda digital. Veja aqui quais são eles:

A lei da oferta e a procura


Assim como em qualquer mercado, a lei da oferta e demanda interfere no valor do Bitcoin. A lógica é simples: a produção de bitcoins é limitada, sendo estipulada em 21 milhões de moedas (sendo que mais da metade já estão no mercado).

O ritmo de produção da moeda, por isso, é decrescente e conhecido. Assim, por volta do ano 2120, ela parará a sua mineração por completo.



Como o Bitcoin é produzido

Da mesma forma, a procura pela moeda se modifica de acordo com o período e a situação do mercado. E a valorização ou a desvalorização da moeda se dá, também, a partir dessas oscilações.

A aceitação do mercado

O valor dos bitcoins é influenciado, também, pela sua aceitação nos mercados.
Antigamente, a moeda digital era pouco conhecida e usada. Entretanto, nos últimos tempos, ela vem sendo cada vez mais aceita e aproveitada pelos mais diversos meios de compra ou investimentos. Tal atitude faz com que o bitcoin se popularize — o que, como decorrência, o deixa valorizado.

O aumento do numero de carteira digitais


Hoje em dia, existem muitos aplicativos e programas de carteiras de bitcoin. Com o aumento do número de endereços gerados, é possível ter uma ideia de que mais pessoas estão baixando os aplicativos e usando o bitcoin, fazendo com que sua cotação aumente devido a procura.

Leia também:  2 Carteiras digitais seguras para guardar criptomoedas.
Claro, você pode ter quantos endereços quiser, mas a atividade da rede poder mostrar uma maior/menor movimentação no mercado e possíveis oscilações no preço. Recentemente a Samsung anunciou o novo Galaxy S10 que virá com uma carteira de criptomoedas integrada, o que também, possivelmente, impactará no mercado. 

O papel do mercado

Apesar do bitcoin ser uma moeda independente dos governos, ela não está alheia as leis de mercado. Seu valor também difere conforme a atuação e a situação do panorama financeiro.

Em momentos de crise, por exemplo, com valorização e desvalorização brusca de moedas estrangeiras, os bitcoins podem também sofrer alguma interferência na sua cotação (mas, vale dizer, ainda se mostram como opção mais segura, em cotejo às moedas tradicionais).


Episódios como o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), crises na Turquia e Venezuela e os controles de capitais da China, causam, por exemplo, mudanças na cotação do bitcoin. Até o momento, apenas mudanças para cima. Dessa forma, a economia mundial também é um fator importante na hora de determinar essa quantia.

O que causa a flutuação do preço da moeda digital


Um dos maiores temores de quem gostaria de investir em bitcoins é exatamente a flutuação do valor da moeda digital. Para perder de vez esse medo, é conveniente que a pessoa tenha conhecimento sobre a área.
Por não ser uma moeda nova, diferente do ouro e outras commodities, a princípio o bitcoin pode ser mais suscetível a alterações naturais em seu valor, porém, com o amadurecimento do mercado, a falta de regulação se torna um mero detalhe e o mercado faz com que a volatilidade diminua, como mostra a matéria da InfoMoney.

Como saber a hora de comprar e vender Bitcoin
A queda ou o aumento brusco na procura, e o consequente aumento ou diminuição do seu mercado, causam interferência no seu preço. No entanto, há maneiras de diminuir esse impacto. E a melhor delas é estudar o histórico daquela ação que está fazendo; assim poderá saber quando investir e quando resgatar o seu dinheiro.
Faça uma avaliação do padrão de valores dos bitcoins, e assim, você poderá ter uma ideia de quais são as tendências para seu valor atual. Só no ano de 2016, o valor do bitcoin subiu cerca de 85% e você pode compará-lo a outras investimentos.
Gostou desse artigo ? Então compartilha nas suas rede sociais ou comentem abaixo.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Gostei do artigo, parabens

    ResponderExcluir
  2. Onde comprar bitcoin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, entra nesse e conheça as melhores corretoras para comprar bitcoin https://www.mundodobitcoin.org/2019/08/onde-comprar-bitcoin-melhores-exchanges-para-comprar-criptomoedas.html

      Excluir